The objective of the study was to assess knowledge and attitudes about human papillomavirus (HPV), cervical cancer, and Papanicolaou (Pap) smears among young women. Introdução: O Ministério da Saúde incluiu a vacina contra o Papilomavírus Humano (HPV) no calendário básico de imunizações em 2014 com a meta vacinar pelo menos 80 das adolescentes entre.
Ao final de 2014, a cobertura com a aplicação de pelo menos duas doses da vacina variou de um nível bem baixo de 2 a um nível elevado de 86. Não foi registrado e não houve queixas quanto a efeitos colaterais ao tratamento e efeitos adversos das aplicações por nenhum dos pacientes. Casuística: (63) referiram redução da intensidade dos sintomas, (31,3), referiram remissão total dos sintomas - (5,7), não apresentaram alteração dos sintomas. À exceção da Venezuela, os países mais populosos da América Latina e Caribe introduziram a vacinação universal para HPV entre 2010 e 2014.
Permitido o download da obra e o compartilhamento desde que sejam atribuídos créditos aos autores, mas sem a possibilidade de alterá-la de nenhuma forma ou utilizá-la para fins comerciais. Por exemplo, existe a vacina contra o HPV, porém, este agravo não é contemplado na lista de doenças de notificação compulsória, o que torna difícil a visibilidade do problema e a avaliação da efetividade da vacina.