A histeroscopia 1 é o exame do interior da cavidade uterina e do canal cervical do útero 2 por meio de uma endoscopia 3 ginecológica. A colposcopia é um exame ginecológico feito em laboratório, realizado por ginecologistas ou a pedido deles, capaz de observar o colo do útero, vagina e vulva. Caso seu ginecologista solicite essas biópsias, o Centro Integrado de Citopatologia e Colposcopia (CICC) realiza esses exames para você. O colposcópio é usado para iluminar a região e ampliar a imagem entre dez a 40 vezes, de forma a ser possível observar a vulva. O procedimento deve ser feito em mulheres que foram ou são sexualmente ativas para rastreio ou diagnóstico de algumas doenças que iremos descrever abaixo. A colposcopia é um exame que permite a observação das células do colo do útero, através de um colposcópio, aparelho que permite obter imagens ampliadas das células.
A Citologia busca o entendimento do funcionamento dos sistemas celulares, como as células são reguladas e o funcionamento de suas estruturas
Como é feito? Para fazer o exame, a mulher deve ter ciência de que não deverá usar produtos vaginais ou fazer banhos de assento a partir de 48 Como é feito? Cuidados após colposcopia. Se lhe falarem em colposcopia, fique sabendo que esse é um exame médico semelhante ao exame ginecológico, no qual são analisadas a vulva, a vagina e o colo do útero.
A colposcopia não apresenta nenhum risco tanto para a gestante quanto para o bebê, porém avisar o médico de que está grávida é importante antes de fazer o exame
No início do exame, o médico responsável introduz um instrumento direto na vagina da paciente com o intuito de manter o canal aberto. Ela tanto serve para o diagnóstico 4 como para intervenções cirúrgicas das patologias do interior do útero todas as mulheres toleram bem o exame, embora algumas possam sentir desconforto ou uma ligeira dor. Como é feito o exame de colposcopia? O exame não é muito diferente de uma consulta ginecológica comum, portanto, a paciente deverá Esse exame também pode ser realizado por meio de citologia líquida, onde o acondicionamento do material colhido no útero é feito por meio líquido. A colposcopia funciona como se fosse um microscópio e permite a análise do colo do útero, a vagina e a vulva de forma ampliada e detalhada, por conta das lentes de aumento utilizadas no processo.